Fios desidratados e sem vida? Já deu uma olhadinha na cozinha? Pois é, bem ali há um produto que pode fazer maravilhas no seu cabelo! Aprenda a fazer a hidratação com maizena e dê uma nova vida para seus cabelos!
.
Nos anos 60 era bastante comum o uso do amido em receitas de alisamento temporário, existia inclusive algumas fórmulas em que se misturava o amido com bases químicas como o tioglicolato de amônia. E diziam potencializar o alisamento, agredindo menos os fios.
Com o avanço da cosmética essas fórmulas ficaram um pouco defasadas, mas vamos resgatar as receitinhas de antigamente, né?!
A hidratação capilar serve para repor a umidade natural, nutrientes e queratina perdida. São tratamentos a base de queratina, proteínas, vitaminas, extrato de seda, óleos vegetais, ceramidas, silicone e lanolina. A hidratação constante é uma grande aliada para manter os cabelos saudáveis, com brilho, sedosos e macios.
A hidratação com maizena é uma opção mais econômica para quem não quer gastar muito. Ela se utiliza de alimentos do nosso dia-a-dia e na maioria das vezes o resultado é otimo. Os alimentos devem estar sempre fresquinhos e utilizados logo após o preparo.
Dependendo das condições dos fios, ela deve ser feita toda semana, a cada 15 dias ou mensalmente.
Hidratação com maizena
.
Também chamada de “touca de gesso”, esta hidratação à base de um mingau de amido de milho confere leveza, hidratação e brilho aos fios. Ela é também chamada de touca de gesso porque deixa o cabelo “durinho” enquanto age nos fios, como se o cabelo estivesse “engessado”.
Utilizado na culinária como substituto da farinha de trigo ou para o preparo de cremes, o amido atua como espessante. Além de ser usado na gastronomia, o amido pode substituir cosméticos e ser utilizado em atividades domésticas (remover gorduras de roupas, mofo de livros, limpar janelas, etc). No tratamento capilar ele pode ser misturado à hidratação e também servir como xampu para os cabelos oleosos, pois diminui a oleosidade natural dos fios.
.
A hidratação com maizena funciona mesmo?
O amido de milho é um carboidrato que, na linguagem química, quer dizer uma grande cadeia de glicose (assim como o açúcar). O açúcar é um bom e velho conhecido amigo da hidratação capilar. Acredita-se que o amido de milho tenha a mesma propriedade por ter uma cadeia química semelhante ao açúcar. Ah, e ela ainda promete diminuir o volume dos fios mais rebeldes.
Os resultados são progressivos, quanto mais vezes fizer, mais liso o cabelo vai ficar. Os efeitos imediatos da hidratação com maizena são: brilho, maciez, nutrição e suavizações das ondas. Esse tratamento é perfeito para os cabelos com ondas, ressecados ou com frizz, volumosos ou para quem deseja parar de fazer alisamentos e progressivas e não sabe como manter o cabelo liso durante a semana.
Para as moças que estão grávidas, ou para aquelas que estão com uma dificuldade para “abaixar” a raiz, a maisena é a resposta natural para todos os problemas de vocês!
.
Como fazer a hidratação com maizena?
- Faça um mingau com 2 colher de maizena e uma xícara de chá de água.
- Misture uma colher de sopa de seu creme capilar favorito.
- Pronto! É só aplicar nos fios (de preferência morno) e deixar por 30 minutos (sem touca térmica).
Pra turbinar a hidratação capilar com maizena, você pode adicionar uma colher de sopa de azeite extra virgem, uma colher de açúcar e uma ampola de vitamina a sua escolha. Há também a possibilidade de utilizar o amido de milho em pó, diretamente com o creme hidratante. Vale a pena fazer o teste com as duas maneiras.
.
Por que experimentar?
.
A hidratação com maizena é um produto de baixo custo e muito acessível. O amido de milho já foi usado em muitos salões antigamente para tratamentos capilares. Pode ser usada em todos os tipos de cabelo, mas especialmente em cacheados e afro. Recomenda-se o uso da hidratação capilar com maizena a cada quinze dias ou, se possível, uma vez por semana.
O video acima mostra o passo a passo para fazer a hidratação com maizena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário